Veículos Elétricos e Rumores de Incêndio: Fatos e Mitos por Telles Martins
Índice
Não é novidade que o lítio, presente nas baterias dos veículos elétricos, é um material volátil e suscetível a incêndios. Desde o início do uso de baterias de lítio, essa preocupação tem sido uma constante. Contudo, os avanços tecnológicos estão trabalhando para que esse risco se torne algo do passado. Um exemplo é a recente descoberta da BYD: um líquido chamado fósforo de potássio, que, ao ser colocado na bateria, evita que ela pegue fogo em caso de perfuração. Assim, a bateria não se incendeia.
Rumores Sobre Incêndios Durante a Recarga
Há rumores de que os veículos elétricos podem pegar fogo durante a recarga. Na verdade, isso não passa de um mito. Para que isso ocorra, seria necessário um superaquecimento dentro da bateria, algo extremamente improvável devido ao sistema BMS (Battery Management System) que monitora e controla todas as entradas e saídas de energia, além de outros fatores externos. Em caso de colisão, o sistema de gerenciamento de bateria automaticamente corta a energia, evitando riscos. As montadoras estão desenvolvendo um sistema que desliga o BMS após uma colisão, interrompendo o ciclo e eliminando o risco de incêndio.
No entanto, se o veículo estiver a mais de 190 km/h e sofrer uma colisão, o fogo é uma possibilidade, pois o impacto geraria eletricidade suficiente para causar um incêndio. É importante destacar que, embora o risco exista, ele está ligado a condições muito específicas e extremas.
Avanços na Segurança Contra Incêndios
Estamos em um momento de grandes avanços no campo dos veículos elétricos. A verdade é que, embora os veículos elétricos possam pegar fogo, existem padrões e regras de segurança que, quando seguidos, minimizam drasticamente essa possibilidade. No momento da recarga, por exemplo, pode haver uma pane, mas pegar fogo é altamente improvável, já que o BMS desliga automaticamente a carga excedente vinda do carregador ou da unidade de recarga.
Na Alemanha, está sendo desenvolvido um sistema a gás específico para apagar incêndios em veículos elétricos. Embora ainda não haja uma data de lançamento ou de venda desse sistema, ele representa um passo significativo em direção a uma maior segurança.
Comparação com Veículos a Combustão
É essencial compreender que veículos a combustão também correm o risco de pegar fogo em caso de colisão, especialmente se o impacto ocorrer na área do tanque de combustível. Isso coloca ambos os tipos de veículos em um dilema sobre qual seria mais vantajoso em termos de segurança. A meu ver, o veículo elétrico apresenta uma menor probabilidade de incêndio em comparação com os veículos a combustão. Inclusive, estão sendo desenvolvidas aeronaves elétricas, que, em caso de queda, não carregariam o excedente de 10 a 30 mil litros de combustível, um fator que faz toda a diferença.
Conclusão
Todos os aparelhos eletrônicos têm alguma propensão a pegar fogo, embora isso não seja uma regra. Da mesma forma, os veículos elétricos têm uma probabilidade de incêndio, como qualquer componente elétrico. Contudo, ao seguir normas e regras de segurança, essa probabilidade é extremamente baixa. Os estudos e avanços tecnológicos continuarão a trazer novas resoluções e soluções para garantir que os veículos elétricos se tornem ainda mais seguros.
Sobre o Autor
Palestrante Telles Martins é um colunista e designer especializado em carros híbridos e elétricos, conhecido por seu profundo conhecimento em veículos autossustentáveis e design automotivo. Com vasta experiência no setor, Telles é uma voz influente na discussão sobre inovação em mobilidade urbana e sustentabilidade veicular.