Telles Martins Especialista em Veículos Elétricos

Tipos de Motores Elétricos de Veículos: Uma Análise por Telles Martins

Primeiramente, quando falamos de motores elétricos, geralmente pensamos que as próprias montadoras de veículos os fabricam. No entanto, essa não é a realidade prática. Os motores elétricos são geralmente fabricados por empresas especializadas. A Bout, uma dessas fabricantes, desenvolve motores elétricos por rotação e indução magnética, proporcionando mais eficiência energética e menos atrito dentro da esfera magnética. Esses motores podem gerar aproximadamente 90 kg de torque e até 190 cavalos de potência, sendo utilizados em modelos como o Volkswagen ID.3 e ID.4.

Motores por Indução Eletrostática

Os motores por indução eletrostática são projetados para carros de luxo, alcançando mais de 800 cavalos de potência. Eles utilizam duas polias redondas verticais, onde dois rotores fazem a magnetização, aumentando significativamente a eficiência energética. Esses motores podem gerar até 150 pcat a 800 CV, destacando-se pela alta performance e sofisticação tecnológica.

Motores de Indução Comum

Os motores de indução comum, que frequentemente utilizamos em veículos elétricos populares, compõem-se de um rotor, uma polia magnética e uma eletrosfera, e requerem um extrator para funcionamento. Nesse sentido, esses motores operam em 36 PCP, gerando cerca de 120 a 130 cavalos de potência. Esses são os motores elétricos mais comuns no mercado automobilístico atualmente.

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Eficiência Energética dos Motores Elétricos

Cada motor elétrico gera uma eficiência energética variável, geralmente entre 2 DT a 5 DT, dependendo do modelo e da marca do motor. Motores convencionais em carros populares geram menos potência devido ao menor pulso eletromagnético, enquanto veículos maiores e de luxo possuem pulsos maiores, resultando em maior potência.

Tipos de Baterias

As baterias dos carros elétricos podem ser de três tipos principais: CCAC (corrente contínua alternada), CCDC (corrente contínua variável) e CCC (corrente contínua). A carga de cada tipo de bateria depende da sua voltagem. Veículos elétricos populares geralmente usam baterias de 35 a 36 watts, enquanto SUVs utilizam de 40 a 70 watts. Superesportivos e caminhonetes podem usar baterias de 70 a 120 watts.

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Carregamento de Veículos Elétricos

O Tesla é um exemplo de veículo que funciona com tomada DC, exigindo um adaptador para carregar em locais públicos que não suportam DC. Além disso, os motores elétricos são impermeáveis, o que significa que reparos são possíveis apenas no rotor, no extrator e nas polias de magnetização.

Motores Elétricos no Brasil

A Bosch, uma marca brasileira, começou a fabricar motores elétricos em 2014. No entanto, a presença desses motores no mercado automobilístico é pequena, sendo mais comum em caminhões elétricos. Ou seja, esses caminhões utilizam motores equipados com indutor trifásico CTC, suportando correntes transientes contínuas dentro da gaiola de esquilo, que contém as esferas eletromagnéticas. Decerto, esses motores precisam de um impulso magnético 30 vezes maior para suportar caminhões de até 200 toneladas.

Em conclusão, os motores elétricos, carregados geralmente em tomadas de CAC (corrente contínua alternada), podem suportar até 500 watts em carga contínua e 1300 watts em carga rápida. De modo geral, podemos afirmar que os motores elétricos são mais eficazes que os motores de combustão, oferecendo diversos benefícios em termos de manutenção e consumo energético.

Sobre o Autor

Palestrante Telles Martins é um colunista e designer especializado em carros híbridos e elétricos, conhecido por seu profundo conhecimento em veículos autossustentáveis e design automotivo. Com vasta experiência no setor, Telles é uma voz influente na discussão sobre inovação em mobilidade urbana e sustentabilidade veicular.

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