Agenda Cultural

Revestimento de cozinha: 5 tendências para inovar na decoração


Continua após publicidade

A escolha dos revestimentos está entre as prioridades para aqueles que desejam criar uma atmosfera personalizada e dar um toque de inovação no décor. As cozinhas são ambientes estratégicos em que a funcionalidade e a estética podem (e devem!) andar lado a lado.

Na CASACOR 2024, os revestimentos de cozinha roubaram a cena e mostraram que é possível inovar com muita qualidade. A seguir, confira as mais lindas inspirações e tendências identificadas nas mostras:

1- Acabamento texturizado

 

Gabriel Fernandes - Casa Veredas Simonetto. Projeto da CASACOR São Paulo 2024.
Gabriel Fernandes – Casa Veredas Simonetto. Projeto da CASACOR São Paulo 2024. (MCA Estúdio/CASACOR)

As texturas são essenciais para criar uma experiência sensorial. No projeto Casa Veredas Simonetto, o arquiteto Gabriel Fernandes quis trazer o charme e o clima de uma verdadeira casa caipira na CASACOR São Paulo 2024. O fogão de tijolos traz uma textura mais rústica que resgata a ancestralidade.

2- Mix de cores

 

Paola Ribeiro - Casa Coral Lugar de Afeto. Projeto da CASACOR São Paulo 2024.
Paola Ribeiro – Casa Coral Lugar de Afeto. Projeto da CASACOR São Paulo 2024. (MCA Estúdio/CASACOR)

Misturar diferentes cores e texturas pode ser uma boa escolha para revestir a cozinha. No projeto assinado por Paola Ribeiro, os armários superiores em verde harmonizam muito bem com a madeira branca presente na parte inferior do ambiente.

3- Ilha em pedra

 

Renato Mendonça - Casa Átimo. Projeto da CASACOR São Paulo 2024. Renato Mendonça - Casa Átimo. Reconhecer a história e ansiar pelo futuro, mas com foco no agora: eis a essência dos 110 m² com living integrado à cozinha, dormitório com home office e varanda. Trata- se de um império possível, daí a escolha pela pintura de grandes proporções da série Empire, de Tiago Mestre. O pé-direito, que alcança 5 m, com forro inclinado, ganha a companhia da madeira escura na marcenaria e de móveis contemporâneos. No closet, reina a escultura de Gustavo Rezende: o homem inclinado em direção à tela do celular, enquadrado no rasgo da parede da cabeceira, parece criticar nossa incapacidade de nos desligarmos.
Renato Mendonça – Casa Átimo. Projeto da CASACOR São Paulo 2024. (MCA Estúdio/CASACOR)

As cozinhas com ilha se tornaram queridinhas da CASACOR e se consolidaram como atemporais. No projeto assinado por Renato Mendonça, a ilha foi feita com a pedra XTONE Aged Clay, de fornecimento VM Stone com produção da Pérola Mármores, que reproduz um tom de creme elegante que contrasta com a madeira escura do restante do ambiente.

4- Revestimentos all black

 

José Roberto Moreira do Valle - Loft do Jovem Executivo. Projeto da CASACOR São Paulo 2024.
José Roberto Moreira do Valle – Loft do Jovem Executivo. Projeto da CASACOR São Paulo 2024. (Salvador Cordaro/CASACOR)

As cozinhas all black sempre foram sinônimos de sofisticação, mas a preocupação em criar um ambiente pesado sempre permeou entre os decoradores. Por essa razão, a tendência agora é trazer revestimentos mais escuros nas pedras, e conciliar com tons amadeirados que remetem à natureza nos armários. No projeto acima assinado pelo escritório Moreira do Valle, o revestimento XTONE Marquina Black Polido, fornecido pela VM Stone, trouxe toda a personalidade para a bancada do loft.

5- Azulejos modernos

 

Mandril Arquitetura - Cozinha Torno. Projeto da CASACOR São Paulo 2024.
Mandril Arquitetura – Cozinha Torno. (Israel Gollino/CASACOR)

Os azulejos se tornaram peças essenciais para criar um visual mais despojado e cheio de criatividade. No projeto acima, a Mandril Arquitetura assinou uma cozinha em que os tons de azul se conversam e aparecem em diferentes momentos: no estofado das cadeiras, nos azulejos da bancada e até na cor das paredes. Uma harmonia perfeita e de muita personalidade.

Compartilhe essa matéria via:



Casa Cor São Paulo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo