Agenda Cultural

Pedras em destaque: inspire-se em 13 ambientes da CASACOR com o material


Material versátil e atemporal, as pedras seguem como tendência no universo da decoração e os ambientes das mais recentes edições da CASACOR podem provar isso. As possibilidades de uso são infinitas — vão de piso, parede, bancadas e até mobiliário —, assim como o leque de cores e variações de veios. Além disso, as pedras, em versões naturais ou como lâminas industrializadas, trazem a sensação de ter um pouco da natureza dentro de casa. Confira ideias de como usar pedras na decoração na seleção de projetos da CASACOR 2024 a seguir!

1. Pedro Alves, Ana Brandão e Amanda Zillig – Espaço Zenith | CASACOR São Paulo

Pedro Alves, Ana Brandão e Amanda Zillig - Espaço Zenith. Projeto da CASACOR São Paulo 2024.
Pedro Alves, Ana Brandão e Amanda Zillig – Espaço Zenith. Projeto da CASACOR São Paulo 2024. (Carolina Mossin/CASACOR)

Distribuído entre spa, academia e banheiros, o espaço wellness de 95 m² interpreta a mais elevada experiência de bem-estar e autocuidado: aquela que valoriza a mente sã em equilíbrio com o corpo e o espírito. Destaque no projeto, o mármore Silver Wave, da VM Stone, tece uma narrativa de elegância e serenidade, além de oferecer uma experiência sensorial evocada pelos veios que se entrelaçam. A pedra confere ao ambiente uma sensação de movimento fluido. Projeto de Pedro Alves, Ana Brandão e Amanda Zillig.

2. Iost Arquitetura e Design – Living Casa Lyz | CASACOR Santa Catarina | Itapema

Iost Arquitetura e Design - Living Casa Lyz. Projeto da CASACOR Santa Catarina | Itapema 2024.
Iost Arquitetura e Design – Living Casa Lyz. Projeto da CASACOR Santa Catarina | Itapema 2024. (Lio Simas/CASACOR)

Contemporâneo e atemporal, este living amplo permite receber muitas pessoas ao mesmo tempo. O destaque fica por conta da ilha central de linhas retas, feita de uma exótica pedra natural, que também reveste as paredes, a adega e as bancadas da cozinha. Projeto do escritório Iost Arquitetura e Design.

3. Adriana Farias – Hutukara | CASACOR São Paulo

Adriana Farias - Hutukara. Projeto da CASACOR São Paulo 2024.
Adriana Farias – Hutukara. Projeto da CASACOR São Paulo 2024. (Israel Gollino/CASACOR)

No banheiro assinado pela designer de interiores Adriana Farias, a pedra desempenha um papel central na conexão dos visitantes com a natureza. O material escolhido para a pia é o quartzito Vitória Régia, extraída na região Norte do Brasil e apresentada com um acabamento escovado profundo. Esta rocha traz diversos tons que evocam a flor nativa da região, que floresce nas águas do Rio Negro. A saia da pia tem uma forma orgânica, inspirada nas linhas naturais da planta, reforçando a temática de integração com a natureza.

4. DB Arquitetos – Living por David Bastos | CASACOR São Paulo

DB Arquitetos - Living por David Bastos. Projeto da CASACOR São Paulo 2024.
DB Arquitetos – Living por David Bastos. Projeto da CASACOR São Paulo 2024. (MCA Estúdio/CASACOR)

Tons de cinza em contraste com cores fortes compõem o living de 173 m² do arquiteto David Bastos. As pedras naturais são protagonistas aqui e podem ser vistas em algumas mesas de centro e lateral, na ilha-bar (que é um bloco de pedra maciça esculpida, com acabamento bruto) e na mesa redonda do lounge. A maioria dos móveis tem formas curvas, circulares ou orgânicas, que dialogam com a proposta fluida do ambiente.

5. Letícia Granero Interiores – Um Dia de Cada Vez | CASACOR São Paulo

Letícia Granero Interiores - Um Dia de Cada Vez. Projeto da CASACOR São Paulo 2024.
Letícia Granero Interiores – Um Dia de Cada Vez. Projeto da CASACOR São Paulo 2024. (Daniela Magario/CASACOR)

Assinado pela designer de interiores Letícia Granero, este espaço é um refúgio de 148 m², onde os visitantes podem desacelerar e apreciar os elementos naturais presentes no décor. A profissional escolheu a pedra XTONE Orobico Grigio, que se destaca em nichos e no revestimento das paredes em duo com painéis de madeira. O material captura as sutilezas e peculiaridades da pedra natural, tornando-se uma peça de destaque. Trata-se de um revestimento espanhol, novidade no Brasil, que exibe uma diversidade de tons e veios entrelaçados.

Continua após a publicidade

6. Renato Mendonça – Casa Átimo | CASACOR São Paulo

Renato Mendonça - Casa Átimo. Projeto da CASACOR São Paulo 2024. Renato Mendonça - Casa Átimo. Reconhecer a história e ansiar pelo futuro, mas com foco no agora: eis a essência dos 110 m² com living integrado à cozinha, dormitório com home office e varanda. Trata- se de um império possível, daí a escolha pela pintura de grandes proporções da série Empire, de Tiago Mestre. O pé-direito, que alcança 5 m, com forro inclinado, ganha a companhia da madeira escura na marcenaria e de móveis contemporâneos. No closet, reina a escultura de Gustavo Rezende: o homem inclinado em direção à tela do celular, enquadrado no rasgo da parede da cabeceira, parece criticar nossa incapacidade de nos desligarmos.
Renato Mendonça – Casa Átimo. Projeto da CASACOR São Paulo 2024. (MCA Estúdio/CASACOR)

Com 110 m², a casa criada pelo arquiteto Renato Mendonça reflete o amadurecimento de um lar focado no bem-estar, calmaria e convivência. Na área social, a ilha esculpida com o material XTONE Aged Clay, da VM Stone, reproduz o tom cinza creme, harmonizando com a bancada e os nichos da cozinha. A pedra traz um design elegante que nos conecta à natureza, com um fundo uniformemente granulado e uma diversidade de padrões cristalinos. Destaque para o acabamento especial em striatto no frontão alto da bancada.

7. Sabrina Lücke Arquitetura e Interiores – Loft Transcender | CASACOR Santa Catarina | Itapema

Sabrina Lücke Arquitetura e Interiores - Loft Transcender. Projeto da CASACOR Santa Catarina | Itapema 2024.
Sabrina Lücke Arquitetura e Interiores – Loft Transcender. Projeto da CASACOR Santa Catarina | Itapema 2024. (Lio Simas/CASACOR)

Um espaço para vivenciar com qualidade e conforto os momentos cotidianos é o conceito que permeia o ambiente assinado pelo escritório Sabrina Lücke Arquitetura e Interiores. Repare que como a ilha central revestida com uma pedra em tom vermelho se destaca na decoração, onde predominam os tons neutros. O mesmo material se repete no revestimento do frontão da pia, trazendo ainda mais elegância à ambientação.

8. Brunete Fraccaroli Arquitetura e Interiores – Transcendendo Épocas | CASACOR São Paulo

Brunete Fraccaroli Arquitetura e Interiores - Transcendendo Épocas. Projeto da CASACOR São Paulo 2024.
Brunete Fraccaroli Arquitetura e Interiores – Transcendendo Épocas. Projeto da CASACOR São Paulo 2024. (Tuca Reines/CASACOR)

Brunete Fraccaroli assina um loft de 80 m² que apresenta o futuro com novas tecnologias e conforto. Com uma paleta de tons azuis, madeira clara e branco, representado pela lâmina ultracompacta XTONE Glem White Natural, da VM Stone, o ambiente exala tranquilidade. O branco polar da pedra e a continuidade dos delicados veios cristalinos com tons de cinza e bege compõem detalhes especiais, como em uma segunda camada da cabeceira de cama, numa aplicação criativa.

9. Luis Escobar, Nicole Prutsky – Huellas Naturales | CASACOR Peru

Luis Escobar, Nicole Prutsky - Huellas Naturales. Projeto da CASACOR Peru 2024.
Luis Escobar, Nicole Prutsky – Huellas Naturales. Projeto da CASACOR Peru 2024. (Reprodução/CASACOR)

Assinado pelos arquitetos Luis Escobar e Nicole Prutsky, este espaço aborda a fusão cultural em que coexistem valores e emoções do antigo e do moderno. Segundo os profissionais, o segredo é encontrar o equilíbrio certo para cada um. As pedras são destaques na cozinha gourmet, dando forma à ilha central e revestindo as paredes. O material garante um ar de sofisticação e se harmoniza visualmente com o tom amarelo claro da marcenaria.

10. Carla Castro – Herencia | CASACOR Peru

Carla Castro - Herencia. Projeto da CASACOR Peru 2024.
Carla Castro – Herencia. Projeto da CASACOR Peru 2024. (Natalia Sanchez/CASACOR)

A fusão do mar, barro e junco transmitem um legado de arte e tradição neste espaço assinado por Carla Castro. Apesar disso, impossível não se encantar com os espelhos e as bancadas esculpidos em pedra bruta, contrastando com as cores terrosas da parede.

Continua após a publicidade

11. Michael Zanghelini – Living Ametista | Projeto da CASACOR Santa Catarina | Itapema

Michael Zanghelini - Living Ametista. Projeto da CASACOR Santa Catarina | Itapema 2024.
Michael Zanghelini – Living Ametista. Projeto da CASACOR Santa Catarina | Itapema 2024. (Lio Simas/CASACOR)

A feminilidade da natureza e a robustez brutalista se fundem no projeto de Michael Zanghelini. Destaque para a presença marcante da pedra ametista forma natural, num violeta profundo e vibrante, que simboliza a transmutação e a intuição. O design minimalista contrasta com a madeira e com as pedras brutas dos revestimentos.

12. Daniela Schmitt e Isabela Gilli Moritz – Pausa para o presente | CASACOR Santa Catarina | Itapema

Daniela Schmitt e Isabela Gilli Moritz - Pausa para o presente. Projeto da CASACOR Santa Catarina | Itapema 2024.
Daniela Schmitt e Isabela Gilli Moritz – Pausa para o presente. Projeto da CASACOR Santa Catarina | Itapema 2024. (Lio Simas/CASACOR)

O projeto da dupla Daniela Schmitt e Isabela Gilli Moritz celebra o estilo de vida praiano em um cenário particular. Os ambientes integrados conduzem a um passeio calmo voltado para apreciar o presente. No banheiro, as pedras aparecem no piso, compondo uma base para apoiar a banheira e a bancada, como se fosse um verdadeiro calçadão de praia.

13. Bia Kestering – Cosmopolita | CASACOR Santa Catarina | Itapema

Bia Kestering - Cosmopolita. Projeto da CASACOR Santa Catarina | Itapema 2024.
Bia Kestering – Cosmopolita. Projeto da CASACOR Santa Catarina | Itapema 2024. (Lio Simas/CASACOR)

A convergência entre mundo e cidadão foi o ponto do partida para a criação deste loft, com assinatura de Bia Kestering. Segundo a profissional, ela buscou compensar a solidez da laje nervurada com a leveza de elementos orgânicos e pedras naturais. Os tons de cinza contrastam com o calor da madeira.

Compartilhe essa matéria via:



Casa Cor São Paulo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo