Agenda Cultural

12 paletas de cores da CASACOR SP vão te inspirar a colorir o décor


Quem visitar a CASACOR São Paulo 2024 certamente vai se encantar com a criatividade dos profissionais no uso das cores na decoração. As paletas, cuidadosamente estudadas por eles, criam diversos tipos de sensações ao caminhar pela mostra. De ambientes monocromáticos a combinações inusitadas, há ideias para todos os gostos. Inspire-se em algumas delas logo abaixo e deixe o décor de sua casa mais colorido!

1. Cozinha colorida

 

Paola Ribeiro - Casa Coral Lugar de Afeto. Projeto da CASACOR São Paulo 2024.
Paola Ribeiro – Casa Coral Lugar de Afeto. Projeto da CASACOR São Paulo 2024. (MCA Estúdio/CASACOR)

A designer de interiores Paola Ribeiro combinou um tom claro de verde nesta cozinha com utensílios e puxadores acobreados. Para trazer ainda mais delicadeza ao ambientes, escolheu o branco para os armários assim como para a coifa. A parede ao lado, que dá acesso à sala de jantar, faz um contraponto suave com a cor rosa.

2. Combinação fresh

 

Paola Ribeiro - Casa Coral Lugar de Afeto. Projeto da CASACOR São Paulo 2024.
Paola Ribeiro – Casa Coral Lugar de Afeto. Projeto da CASACOR São Paulo 2024. (MCA Estúdio/CASACOR)

Em outro ambiente da casa criada pela designer Paola Ribeiro, azul e verde compõem uma paleta refrescante. Repare como os tons foram usados de diversas formas: o azul intenso tingiu a parede e está presente no tapete listrado enquanto o verde colore o painel ripado e as listras no teto.

3. Proposta monocromática

 

NJ+ | Nildo José - Casa LG. Projeto da CASACOR São Paulo 2024.
NJ+ | Nildo José – Casa LG. Projeto da CASACOR São Paulo 2024. (MCA Estúdio/CASACOR)

Os tons terrosos foram a aposta do arquiteto Nildo José para a casa que ele projetou na mostra. Do revestimento do piso à marcenaria, um terracota suave é o ponto em comum, criando um visual quase monocromático. O resultado é uma atmosfera intimista, que convida a relaxar e se conectar com o que é realmente essencial para cada um.

4. Tudo azul

 

Mandril Arquitetura - Cozinha Torno. Projeto da CASACOR São Paulo 2024.
Mandril Arquitetura – Cozinha Torno. Projeto da CASACOR São Paulo 2024. (Israel Gollino/CASACOR)

A cor azul tem muitos significados para o o arquiteto Bruno Reis e a designer de interiores Helena Kallas, do escritório Mandril Arquitetura. Na cozinha criada por eles na CASACOR São Paulo, um tom intenso de azul royal aparece na parede, contrastando com matizes claros e naturais.

A escolha da cor está diretamente ligada às lembranças que os profissionais têm de suas respectivas avós, e, consequentemente, às suas ancestralidades. Enquanto a avó do Bruno sempre usava a expressão “Tudo azul” para dizer que estava bem, a avó da Helena a cobria com um manto azul para transmitir proteção.

Continua após a publicidade

5. Tons esmaecidos

 

Ana Weege - Estúdio Âmago. Projeto da CASACOR São Paulo 2024.
Ana Weege – Estúdio Âmago. Projeto da CASACOR São Paulo 2024. (MCA Estúdio/CASACOR)

Criativa como poucos, a arquiteta Ana Weege sempre surpreende com misturas harmônicas de cores e formas. Em seu ambiente deste ano, a profissional apresentou uma paleta de cores com tons mais escuros, como as variações do marrom e pontos de vermelho carmin. Para criar um contraste charmoso, ela incorporou outros matizes em versões claras, a exemplo do azul e o verde.

6. Aposta no rosa

 

Marcelo Salum - Duratex em As Rosas Falam. Projeto da CASACOR São Paulo 2024.
Marcelo Salum – Duratex em As Rosas Falam. Projeto da CASACOR São Paulo 2024. (MCA Estúdio/CASACOR)

Tons de rosa dominam o living do espaço projetado pelo arquiteto Marcelo Salum, expert no uso de cores e estampas em suas criações. Alinhado com a proporção áurea — que guiou por muito tempo as construções e que pode ter relação com padrões encontrados na natureza, como a forma de distribuição das pétalas das flores —, Salum faz alusão às rosas como representantes desta proporção.

O arquiteto transmuta a essência das rosas em uma narrativa espacial que ecoa ainda a complexidade e a sutileza do feminino. Como um tributo à icônica canção “As Rosas Não Falam”, do cantor e compositor Cartola, o ambiente revela uma interpretação do que é feminino, revelando a força que reside na suavidade e delicadeza.

7. Duo contrastante

 

Altera Arquitetura - Ecos do Passado. Projeto da CASACOR São Paulo 2024.
Altera Arquitetura – Ecos do Passado. Projeto da CASACOR São Paulo 2024. (Camila Santos/CASACOR)

O arquiteto Renan Altera misturou elementos que remetem ao passado e ao futuro em seu espaço na mostra. Ao fundo, ele montou um frondoso jardim urbano, que traz uma relaxante sensação de bem-estar. Para dialogar com as folhagens, ele apostou em um tom de verde acinzentado nas paredes e no mobiliário e surpreendeu ao combinar o tom com um sofá vermelho vibrante. Com linhas elegantes, o resultado é um décor e cheio de personalidade e ousadia no uso das cores.

8. Composição suave

 

Flavia Burin e Bruna Moretti - Café Isabela Akkari. Projeto da CASACOR São Paulo 2024.
Flavia Burin e Bruna Moretti – Café Isabela Akkari. Projeto da CASACOR São Paulo 2024. (Bia Nauiack/CASACOR)

As arquitetas Flavia Burin e Bruna Moretti criaram uma atmosfera celestial no café da CASACOR São Paulo 2024. Para isso, elas apostaram em uma paleta de tons claros, com rosa, branco e toques de dourado. O destaque fica por conta da instalação no teto, com uma estrutura feita de nuvens acústicas em formato de pétala e tecidos de organza entrelaçados. A ideia foi criar um efeito de céu.

Continua após a publicidade

9. Atmosfera natural

 

Brunete Fraccaroli Arquitetura e Interiores - Transcendendo Épocas. Projeto da CASACOR São Paulo 2024.
(Tuca Reines/CASACOR)

No loft criado pela arquiteta Brunete Fraccaroli, a cor azul é destaque e colore o generoso sofá-ilha, além de estar presente em objetos de decoração. Combinado com uma paleta suave, incluindo madeira clara, que reveste até o teto, o tom garante um décor contemporâneo ao espaço, além de criar uma atmosfera relaxante.

10. Lavabo marcante

 

Gabriel Rosa - Lavabo Terra Sagrada. Projeto da CASACOR São Paulo 2024.
Gabriel Rosa – Lavabo Terra Sagrada. Projeto da CASACOR São Paulo 2024. (MCA Estúdio/CASACOR)

O lavabo projetado pelo arquiteto Gabriel Rosa é uma homenagem à tradição e à espiritualidade da tribo Himba, da Namíbia. Trata-se de um mergulho em um universo de cores terrosas, materiais naturais e texturas que transportam o visitante para um estado de serenidade e contemplação. É uma experiência sensorial que nos convida a desacelerar, a reconectar com nossa essência e a celebrar a magia do momento presente.

11. Um hall com personalidade

 

Gustavo Scaramella - Hall do Apartamento. Projeto da CASACOR São Paulo 2024.
Gustavo Scaramella – Hall do Apartamento. Projeto da CASACOR São Paulo 2024. (Bia Nauiack/CASACOR)

Assinado pelo arquiteto Gustavo Scaramella, este hall recebe os visitantes em uma jornada sensorial. Ao entrarem, são envolvidos por uma paleta eufórica, com destaque para uma pintura amarela vibrante, aplicada com compressor para um sutil efeito rústico e opaco. Essa vivacidade da cor é um contraponto com o piso de tauari bicolor (de madeira ebanizada e clareada) e os círculos de mármore Napoleon Bordeaux.

12. Paleta quente

SALA2 Arquitetura - Casa Urucum. Projeto da CASACOR São Paulo 2024.
SALA2 Arquitetura – Casa Urucum. Projeto da CASACOR São Paulo 2024. (Bia Nauiack/CASACOR)

Concebido como um diálogo entre o passado e o presente, o projeto do escritório SALA2 Arquitetura faz referência à arquitetura vernacular, que se faz presente em diversos elementos adaptados à atualidade. A cor vermelha, inspirada na planta de urucum, se destaca na paleta que conta, ainda, com madeira de tom escuro que dá forma a uma cobertura cônica. Esses elementos criam uma ponte entre a tradição e a inovação, refletindo o compromisso do escritório com a celebração da cultura brasileira em suas múltiplas dimensões.

SERVIÇO – CASACOR São Paulo 2024

Onde: Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, 2073 – São Paulo (SP)
Quando: de 21 de maio a 28 de julho de 2024

Continua após a publicidade

Horário bilheteria:
Terça a sábado, das 12h às 22h
Domingos e feriados, das 11h às 21h

Bilheteria digital:
https://appcasacor.com.br/en/events/sao-paulo-2024

Valores dos ingressos:
R$ 111 – Inteira
R$ 56 – Meia-entrada

Compra de ingresso de meia-entrada: idoso a partir de 60 anos, estudante apresentando o documento válido com foto ou recibo de pagamento. Deficiente e seu acompanhante (conforme lei 12.933/13). A comprovação de meia-entrada será exigida na porta.

Compartilhe essa matéria via:





Casa Cor São Paulo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo