“Mulheres que Transformam” debate diversidade, equidade e inclusão social, temas cada vez mais necessário nos dias atuais
Lançamento da Editora Leader, a obra retrata histórias de mulheres empoderadas, corajosas e inteligentes
Falar sobre diversidade e inclusão no Brasil é algo extremamente necessário nos dias atuais, isso porque pesquisas apontam que 87% dos brasileiros dizem pertencer a um grupo politicamente minorizado, ou seja, que têm pouca representação social, com diferentes expressões culturais, de gênero, raça e cor. Entender a pluralidade e as reais necessidades da nossa população é também ser capaz de conversar com mais pessoas de forma mais genuína.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o problema da falta de diversidade nas empresas no recorte de raça, piorou na pandemia. Na comparação do início de 2019 com o fim de 2020, a taxa de participação dos negros e pardos na força de trabalho caiu de 64,9% para 58,3% no primeiro grupo e de 60,3% para 53,3% no segundo. Já a participação de mulheres, que era de 54,5% em 2019, caiu para 51,56% em 2021, mas não há dados atualizados no instituto sobre a comunidade LGBTQIAPN+.
Buscando encorajar e convidar mulheres de diversas áreas a assumirem o protagonismo de suas próprias histórias. A Editora Leader programa o lançamento do seu próximo livro “Mulheres que transformam”, para o dia 30 de junho em São Paulo.
O livro, indo além de histórias inspiradoras, chama atenção para outra questão que precisa ser discutida: diversidade, equidade e inclusão e vem enriquecer a Série Mulheres, selo editorial exclusivo idealizado pela fundadora e CEO da Editora Leader, Andréia Roma. Ela assina a coordenação do livro com a coordenadora convidada Marisa Salgado.
“Receber o convite para coordenar este livro foi, sem dúvida, um dos melhores presentes de 2021. Admiro a Série Mulheres que vem abrindo caminho, puxando outras mulheres, incentivando, inspirando, dando espaço e voz, e dizendo a todas: vocês podem ocupar qualquer lugar”, conta Marisa Salgado.
“As mulheres estão ocupando os mais destacados ambientes sociais e profissionais. Isso enche o nosso coração de alegria. Quando há restrições para ocupar cargos e outros espaços, o mundo perde oportunidades de crescimento e desenvolvimento. Nosso projeto busca mostrar, justamente, como a presença da mulher é importante em diferentes aspectos”, conta Andréia Roma, coordenadora geral do projeto e CEO da Editora Leader.
Prefácio
Alexandra Loras, Fundadora do Instituto do Protagonismo Feminino, Investidora-anjo do Shark Tank Brasil e Especialista em treinamentos corporativos em diversidade, inclusão e equidade de gênero, aceitou participar do livro “Mulheres que Transformam” como prefaciadora. Viajou 50 países e viveu em oito deles e afirma que vivenciou racismo em todos. Em alguns casos, mais velado, em outros, escancarado. O Brasil é o segundo país com a maior população de negros no mundo, depois da Nigéria. O que a faz pensar que o Brasil é um dos países mais racistas do mundo.
Na obra da Editora Leader, Alexandra Loras, mostra sua admiração pelo material e enxerga a importância de discutir o tema: “Precisamos entender de uma vez por todas que diversidade é sinônimo de riqueza, em seu sentido mais profundo. Não é um tema social apenas, é uma decisão inteligente”, ressalta.
A profissional reforça que a presença das mulheres no mercado de trabalho deveria ter sido assimilada pela humanidade em toda parte. Empresas diversas e inclusivas têm resultados melhores, são mais inovadoras e mais perenes. Destaca que os preconceitos com as minorias, que revelam ignorância mental, desinformação e insegurança, devem ser resolvidos ou abandonados.
“O mundo está ficando cada vez mais complexo e a resposta não está necessariamente na minha cabeça ou na sua. Brilhante hoje é quem tem a competência de formar um time diverso, trabalhar bem em grupo, fomentar a boa discussão, incluir todos no processo de tomada de decisão e despertar a melhor versão de todos”, ressalta.
“Você precisa construir, diariamente, a sua melhor versão. E colocar a sua melhor versão a serviço da sociedade. Mulheres que transformam fazem isso”, finaliza pontua Alexandra.
Série Mulheres amplia o portfólio
Projeto idealizado pela Editora Leader, em abrangência nacional, o Selo ‘Série Mulheres’ chegou ao mercado apresentando relatos do mundo corporativo em diversas áreas.
Com trabalho pioneiro, todos os títulos lançados por meio desta série são de propriedade intelectual da Leader, registrados pelo INPI sendo títulos únicos no Brasil, ou seja, não há, no Brasil, nenhum livro com título igual aos que foram lançados nesta Série.
A primeira publicação foi 2015 com o lançamento do livro “Mulheres Inspiradoras” e depois desta vieram outros, por exemplo, “Mulheres no Marketing”, “Mulheres Antes e Depois dos 50”, “Mulheres do RH”, “Mulheres do Seguro”, “Mulheres do Varejo”, “Mulheres no Direito”, “Mulheres na Finanças”, “Mulheres na Energia I”.
O livro “Mulheres que Transformam” vem para compor o projeto e terá lançamento no dia 30 de junho em São Paulo.
Todas as obras têm como foco transformar histórias reais em autobiografias inoperacionais, cases e metodologias de mulheres que se diferenciam em sua área de atuação.
“A série chegou ao mercado apresentando relatos de mulheres do mundo corporativo e de outras áreas, com o objetivo de inspirar muitas outras a buscarem o sucesso em suas carreiras e profissões, em seus segmentos de atuação, além de mostrar como é possível atingir o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, que é uma preocupação de grande parte das profissionais e empreendedoras”, comenta Tania Moura, coordenadora da Série Mulheres e vice-presidente da Associação Brasileira dos Profissionais de RH e Executive Advisor da Synfiny Adivisors.
Todas as obras da série possuem coordenação geral de Andréia Roma, CEO da Editora Leader.
A profissional que nos apoia neste lindo caminho é a coordenadora da Série Mulheres Tania Moura, especialista em Gestão de Pessoas. Adriana Nascimento como Coordenadora Jurídica, Sandra Martinelli que atua como embaixadora na Série.
A Série é composta de livros que são escritos para todos, que inspiram homens e mulheres, com a sabedoria e sensibilidade das nossas autoras. A Série Mulheres é uma leitura recomendada para todos.
Agradeço à TIM Brasil por apoiar, através da publicação desse livro, a divulgação de histórias inspiradoras que valorizam o trabalho das mulheres e à Maria Antonietta Russo por acreditar, desde o início, nessa iniciativa.
Coautoras que compõem o livro:
Adelini Gusmão, Aléa Fiszpan, Alessandra Cavalcante, Ana Beatriz de Melo, Ana Cristina Maia, Ana Luiza Mendes Campos, Ana Paula Franzoti, Ângela Estellita Lins, Cris Guterres, Fabiola Silva, Fernanda Moura, Giovana Cervi, Helen Pedroso, Katia Regina, Márcia Pereira Ávila de Lima, Maria Alice Schuch, Maria Antonietta Russo,
Rafaela Danzi, Roberta Omeltech, Sandra Barquilha, Thalyta Ern, Thatyana Weber,
Vanessa Manzi, Vera Lorenzo, Andréia Roma, Caroline Silva
Ficha técnica:
Título: Mulheres que Transformam
Lançamento: 30 de junho, Livraria Cultura Conjunto Nacional
Editora: Editora Leader
ISBN: 978-65-88368-58-9
Páginas: 304
Preço: R$ 69,90 – https://editoraleader.com.br/mulheres-que-transformam
Site: https://editoraleader.com.br
Facebook: https://facebook.com/editoraleader
Instagram: https://instagram.com/editoraleader
Sobre a Editora Leader – Reconhecida como referência internacional na elaboração de projetos Educacionais, Corporativos e Acadêmicos, a Editora Leader tem como marca registrada a publicação de livros de coautoria que reúnem especialistas de renome ou empreendedores de alta performance. A empresa também conta com publicações de autores únicos e de organizações.
Homenageada pelo pioneirismo no lançamento de vários projetos editoriais pelo Recordes Brasileiros (RankBrasil), pela publicação de livros femininos e outros trabalhos no mundo corporativo, a Leader nasceu com foco em levar conhecimento atualizado e relevante para a formação de jovens ou de profissionais já atuantes no mercado.
Ao longo desses anos, adquiriu experiência com mais de 200 obras publicadas. Tornou-se a única editora comportamental voltada ao desenvolvimento humano no Brasil, pois suas obras tem o propósito de ensinar através de livros.
Andréia Roma, fundadora e CEO da editora, busca apoiar novos escritores brasileiros, sem distinção, a publicar os seus livros. A profissional procura, com a Leader, publicar todos os gêneros literários, não se restringindo a uma linha editorial específica.