Agenda Cultural

Cerâmicas autorais e linhas curvas no mobiliário preenchem a Cozinha Torno


O arquiteto Bruno Reis e a designer de interiores Helena Kallas, da Mandril Arquitetura, estrearam na CASACOR São Paulo com a Cozinha Torno, um espaço de 55 m² que partiu da experiência dos profissionais com modelagem de barro. A dupla produziu especialmente para a mostra uma coleção de vasos, bases de luminária e revestimentos cerâmicos artesanais que compõem o tampo da mesa, elemento central do espaço.

Mandril Arquitetura - Cozinha Torno. Projeto da CASACOR São Paulo 2024.
Mandril Arquitetura – Cozinha Torno. Projeto da CASACOR São Paulo 2024. (Israel Gollino/CASACOR)

A cerâmica sensorial, realizada no acabamento Invenchiatto Champagne, é um destaque que traz a sensação de aconchego para a cozinha. As peças autorais protagonizam o ambiente e convidam os visitantes a se fixarem no agora com um olhar atento e reflexivo, dizem os arquitetos.

Essa proposta de contemplação do momento atual se relaciona com o nome do projeto: de maneira análoga, o manuseio do torno exige muita atenção no presenteO torno também está representado nas linhas curvas existentes nos detalhes da marcenaria da coifa, nas laterais do armário da ilha molhada, em uma das extremidades do tampo da mesa e no encosto das cadeiras assinadas por Sérgio Rodrigues.

No percurso da Cozinha Torno também é possível encontrar peças de antiquário, dispostas no aparador presente na esquerda da entrada. No lado oposto, as cerâmicas sensoriais revestem parte do piso, parede, forro e sanca, emoldurando a tapeçaria. A coleção foi pensada para construir no ambiente o desejo de estar em uma casa que abraça.

Mandril Arquitetura - Cozinha Torno. Projeto da CASACOR São Paulo 2024.
Mandril Arquitetura – Cozinha Torno. Projeto da CASACOR São Paulo 2024. (Israel Gollino/CASACOR)

Outra estratégia utilizada pela dupla para criar um espaço acolhedor foi o uso da tonalidade Terracota na pintura. A escolha da paleta de cores, aliás, é um destaque no ambiente: uma das paredes foi pintada com a cor “Índigo Profundo”, da Coral. O azul também está nas pastilhas da bancada, na tapeçaria de Luiz Carlos Alberti e no revestimento do tampo da mesa.

Continua após a publicidade

A decisão de destacar o azul tem um motivo especial: a cor remete às lembranças que Bruno e Helena têm de suas respectivas avós — o que, consequentemente, se relaciona com as suas ancestralidades e com o tema desta edição da mostra: “De presente, o agora“. Enquanto a avó do Bruno costumava utilizar a expressão “tudo azul” para dizer que estava bem, e a avó da Helena a cobria com um manto azul para transmitir proteção.

Mandril Arquitetura - Cozinha Torno. Projeto da CASACOR São Paulo 2024.
Mandril Arquitetura – Cozinha Torno. Projeto da CASACOR São Paulo 2024. (Israel Gollino/CASACOR)

Segundo Bruno, participar da CASACOR é potencializar o que acontece na rotina do escritório: “Nosso trabalho começa no acolhimento ao cliente e entrega a ele um universo de novas possibilidades a partir do morar. Aqui, será igual só que para um público maior e heterogêneo”. Helena completa: “Queremos despertar nos visitantes uma vontade de ficar no espaço, de permanência, e que possam assim relembrar de momentos especiais ao redor da mesa, o estar em família, dos encontros afetivos”

SERVIÇO – CASACOR São Paulo 2024

Onde: Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, 2073 – São Paulo (SP)
Quando: de 21 de maio a 28 de julho de 2024

Horário bilheteria:
Terça a sábado, das 12h às 22h
Domingos e feriados, das 11h às 21h

Bilheteria digital:
https://appcasacor.com.br/en/events/sao-paulo-2024

Continua após a publicidade

Valores dos ingressos:
R$ 111 – Inteira
R$ 56 – Meia-entrada

Compra de ingresso de meia-entrada: idoso a partir de 60 anos, estudante apresentando o documento válido com foto ou recibo de pagamento. Deficiente e seu acompanhante (conforme lei 12.933/13). A comprovação de meia-entrada será exigida na porta.

Compartilhe essa matéria via:



Casa Cor São Paulo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo