Dicas

Emprego: como elaborar um currículo eficiente para conquistar a vaga dos sonhos em 2023?

Seja para voltar ao mercado de trabalho, mudar de emprego ou iniciar efetivamente uma nova carreira, o currículo é sempre o ponto de partida

O ano, praticamente, acabou de começar. E, nada melhor que aproveitar os primeiros dias dele para buscar por uma nova oportunidade profissional. Seja para voltar ao mercado de trabalho, mudar de emprego ou iniciar efetivamente uma nova carreira, o currículo é sempre o ponto de partida.

Crédito: Cauã Stopiglia/Você Empregado/Divulgação

“Ele é uma espécie de cartão de visitas, com a finalidade de apresentar o profissional, promover as suas qualificações e provocar o convite para uma entrevista de emprego”, explica a consultora de carreiras Karine Camuci, fundadora da consultoria especializada em recolocação profissional Você Empregado.

Segundo a especialista, criar um currículo que seja claro, objetivo e personalizado à vaga pretendida é fundamental para colocar um candidato à frente dos demais em um processo seletivo. “Os recrutadores costumam analisar e fazer a triagem em pouquíssimos segundos. Objetividade, nessas horas, é imprescindível”, recomenda.

A tarefa de criar um currículo eficiente, porém, não é das mais simples. Muitos candidatos a uma vaga de emprego cometem equívocos na elaboração do documento. Erros que, mais a frente, podem prejudicá-los no processo seletivo. Na ânsia de se destacar, alguns inserem elementos desnecessários.

“Não se deve confundir um currículo bem estruturado com um meramente chamativo. O que importa, na visão dos recrutadores, são as informações”, orienta Karine Camuci. A especialista destaca abaixo e neste vídeo o que é relevante na hora de elaborar um currículo competitivo:

1) O layout precisa ser claro e consistente, contendo apenas um tipo de fonte, que pode ser “Arial”, “Calibri” ou “Tahoma”. Recursos como negrito ou itálico podem e devem ser usados, mas apenas para destacar informações específicas;

2) Não é recomendado utilizar cores, imagens e estilos de formatação variados, pois dificultam a compreensão do que está escrito. Modelos de currículos em Canva, bi-colunado ou com elementos que atrapalham a leitura também devem ser evitados;

3) Não se preocupe com a quantidade de páginas. O foco é enfatizar a experiência profissional, destacando a evolução da carreira. Ao lado do cargo, é válido, resumidamente, descrever as funções realizadas, informando a data de cada uma delas;

4) Insira as experiências profissionais e as formações em ordem cronológica. É preciso que o currículo tenha uma sequência lógica, com começo, meio e fim,seguindo a ordem do mais recente para o mais antigo;

5) Finalizado o currículo, peça a alguém para fazer uma revisão gramatical, no intuito de evitar erros de ortografia e digitação. Na hora de enviar para o recrutador, dê preferência aos formatos Word ou PDF.

Melhor dia e horário para enviar o seu currículo – As segundas e terças-feiras, das 15h às 16h, concentram o maior volume de publicações de vagas de emprego e avaliações de currículos por recrutadores. A constatação é de um estudo produzido e divulgado pela Vagas.com, empresa de soluções tecnológicas de recrutamento e seleção.

De acordo com o levantamento, que avaliou 74,1 mil vagas publicadas e 3,8 milhões de currículos abertos em 2022 no Vagas.com, as segundas e terças são os dias da semana com maior divulgação de oportunidades de trabalho, com 41% do total.

Também são os dias que as empresas mais utilizam para abertura dos currículos (45,8%). Ambas as atividades, segundo o estudo, são realizadas com maior frequência das 15h às 16h (22,1%). Como vimos, para concorrer a uma vaga é preciso, antes de tudo, ter um currículo eficiente.

Você Empregado – É uma consultoria de recolocação profissional voltada a empresas e pessoas físicas. Atua em processos de headhunting e presta os serviços de criação, reestruturação e revisão de currículos; revisão de perfis no LinkedIn; preparo e simulação para entrevistas de emprego; além de orientação profissional para planejamento, desenvolvimento ou transição de carreira. Com atendimento personalizado, a Você Empregado orienta seus serviços às necessidades individuais de cada cliente.

“A empresa tem dois importantes compromissos: preparar os profissionais para conseguirem um novo emprego, atuando desde o reconhecimento de competências individuais até a aprovação em processos seletivos; e auxiliar empresas no tocante à responsabilidade social após desligamentos de funcionários e também no suporte em processos de headhunting, visando a contratação de novos colaboradores. O grande diferencial da Você Empregado é oferecer soluções minuciosamente desenhadas para garantir que os processos sejam eficientes e que tenham resultados efetivos”, salienta Karine Camuci.

Saiba mais: https://voceempregado.com.br/

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo