Doação de arquiteta da CASACOR ajuda a concluir moradia no Jardim Colombo
Neste ano, a arquiteta Barbara Dundes decidiu dar um destino diferente para a verba que, a princípio, seria direcionada ao marketing da Casa Morada, ambiente que ela projetou na CASACOR São Paulo. Os recursos foram realocados e destinados ao Fazendinhando, organização de arquitetura social parceira da CASACOR desde 2019, e ajudaram na finalização da casa do Fausto, localizada no Jardim Colombo.
A iniciativa de doar para o Fazendinhando surgiu graças à conexão estabelecida com Ester Carro, arquiteta líder do projeto, durante as mostras de CASACOR; como conta Barbara: “Eu acompanho o trabalho da Ester desde o ano passado na CASACOR, e tenho observado muito o engajamento e o cuidado dela. Ela ajuda pessoas que a gente não consegue atingir“. A reforma da casa do Fausto será inaugurada em evento com profissionais da imprensa na próxima quinta-feira (15/08).
A ação chegou bem no momento em que o Fazendinhando tentava arrecadar mais verba para o projeto da casa do Fausto, em especial para a estrutura da moradia, que era a parte mais necessitada. “É sempre um processo difícil conseguir recursos, as pessoas esperam chegar algum desastre para se sensibilizar, e o caso da Bárbara foi totalmente diferente, ela veio com uma postura de entender a importância desse tipo de ação”, afirma Ester.
Segundo ela, atualmente, a maior dificuldade encontrada pelo Fazendinhando na execução dos trabalhos é conseguir a verba necessária para pagar a mão de obra local. “Infelizmente, as doações para as reformas ainda são limitadas e escassas. Por isso, a atitude da Bárbara foi muito bem-vinda. Também acredito que a conscientização promovida pela CASACOR é fundamental para derrubar algumas barreiras”, diz.
Doe para o Fazendinhando
O Fazendinhando é uma instituição de transformação territorial, cultural e socioambiental que reforma espaços públicos e moradias no Jardim Colombo, favela de São Paulo. A organização conta com o apoio da CASACOR que, entre outras ações, realiza doações de materiais de construção que são reaproveitados das mostras e destinados aos projetos.
Para doar, basta acessar o site do Fazendinhando, que disponibiliza as informações bancárias do instituto. As doações podem ser de materiais de construção civil, dinheiro ou até mesmo de alguma consultoria técnica, a depender das necessidades da ONG no momento.
Por meio da arquitetura, a organização liderada por Ester muda a realidade de moradores que habitam espaços extremamente precários dentro da periferia. Recentemente, a reforma feita na casa do motoboy Wallece, espaço de 7 m² que foi o 70° ambiente da CASACOR São Paulo 2024, repercutiu na mídia devido à fragilidade das condições habitacionais antes da reforma.
Assim como Wallece e Fausto, muitos outros brasileiros vivem nesse contexto, o que reforça a importância da mobilização, afirma Ester: “São cerca de 40 milhões de moradias precárias. Isso afeta a saúde física e psicológica de muitos. Precisamos neste momento de uma mobilização a nível governamental ou mesmo entre empresas para apoiar as diferentes ações”.
Compartilhe essa matéria via: