Dicas

Dicas de casas ecológicas

Neste artigo, daremos dicas de casas ecológicas para auxiliar você na hora de comprar ou construir a sua sonhada casa.

Estamos cada vez mais conscientes da importância de preservar o nosso planeta. E isso se torna visível em muitas ações cotidianas como a reciclagem, hábitos de consumo mais sustentáveis ​​ou medidas domésticas de economia de energia.

Da mesma forma, o interesse em como construir uma casa ecológica aumentou significativamente na última década. Um modelo habitacional que respeite o meio ambiente torna-se uma alternativa não apenas viável, mas cada vez mais atrativa na hora de escolher um novo lar. 

Porque, afinal, tanto os bons hábitos de sustentabilidade no dia a dia quanto morar em uma casa projetada com princípios de arquitetura ecológica fazem parte de um estilo de vida em si.

Quando falamos de casas ecológicas, nos referimos a empreendimentos cujos projetos se baseiam nos princípios da arquitetura bioclimática. Essa filosofia arquitetônica prioriza o uso dos recursos naturais e das condições ambientais, para construir empreendimentos o mais respeitosos possíveis integrados ao meio ambiente. Estas são as principais características das casas ecológicas.

Dicas de casas ecológicas
imagem: Divulgação

Materiais sustentáveis

Em primeiro lugar, este tipo de imóvel é construído com materiais de origem natural, reciclados ou recicláveis, como por exemplo o tijolo ecológico

Dependendo do sistema construtivo utilizado, são utilizados diferentes componentes, como madeira, terra, palha ou materiais reaproveitados, entre muitos outros. 

As máquinas para fazer tijolos ecológicos da Ecomáquinas são ideais para reaproveitar resíduos e transformá-los em tijolos resistentes e econômicos.

Dicas de casas ecológicas
imagem: Divulgação

Fontes de energia

Existem múltiplas alternativas de energia limpa, algumas das mais comuns são a fotovoltaica, solar térmica, biomassa, eólica e aerotérmica. 

Da mesma forma, os sistemas de armazenamento de energia são um complemento muito útil para garantir o fornecimento de eletricidade em casa em caso de falha do sistema ou ausência das condições climáticas necessárias (sol, vento). 

Dicas de casas ecológicas
imagem: Divulgação

Projeto

O mundo do projeto de arquitetura é muito amplo e, além do grau de sofisticação que se deseja alcançar, a componente criativa está sempre presente. 

Neste setor de habitação ecológica, a gama de possibilidades de estilo é bastante ampla. Desde casas construídas em palha ou terra, até módulos pré-fabricados futuristas construídos com materiais reciclados de alta qualidade. 

Independentemente do estilo, há uma série de pontos a serem considerados ao se deparar com um projeto dessas características. 

Dicas de casas ecológicas
imagem: Divulgação

Localização 

Quando falamos de local para construir uma casa desse tipo, geralmente vem à mente um ambiente rural ou isolado. Mas, da mesma forma, uma casa ecológica pode perfeitamente estar em uma cidade.

De qualquer forma, o estudo exaustivo da área de atuação é crucial para o projeto habitacional. Trata-se de conhecer  o clima do local e os recursos naturais próximos que podem ser utilizados para alinhar a ideia do projeto com o local e suas possibilidades.

Dicas de casas ecológicas
imagem: Divulgação

Terra

As dimensões e tipologia do terreno são outro dos pontos-chave para projetar a casa. Em muitos casos, o custo do terreno representa quase metade do orçamento total da casa, embora obviamente isso dependa da localização do terreno.

Além do preço de mercado, é importante conhecer as características físicas do solo, pois dependendo de sua qualidade e capacidade de suporte, o item de fundação pode ficar mais ou menos caro.  

Dicas de casas ecológicas
imagem: Divulgação

Climatologia 

A localização e climatologia da casa ecológica autossuficiente é decisiva para avaliar que tipo de fonte de energia renovável é viável. O objetivo é produzir energia a partir de uma fonte limpa e inesgotável, como o vento, o sol ou resíduos orgânicos. 

Como parte do sistema de abastecimento de energia limpa para a casa ou como alternativa em alguns casos, são utilizados sistemas de armazenamento de energia. São pequenos módulos projetados para garantir o fornecimento de energia elétrica em casa.

A operação é simples. As baterias internas são carregadas com energia limpa, seja através das fontes da casa ou com painéis solares próprios para carregar a central, dessa forma se torna bem mais simples e eficaz.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo