Dicas

Como você pode evitar que as roupas coloridas desbotem

O grande vilão de todos os guarda-roupas, dos conservadores aos descolados, é o desbotamento que destrói a qualidade das roupas coloridas.

Esse é um processo que nos faz perder peças na velocidade de uma lavagem de máquina: basta um erro e pronto, aquela blusa bordô, sempre reservada para as melhores ocasiões, ficou pálida e perdeu toda a graça.

É muito frustrante quando uma roupa desbota, não só pelo gasto que fazemos, mas também e principalmente pelas expectativas que temos ao usá-la, as combinações com outras roupas e a duração dela.

Sabemos que o desbotamento é um processo previsto em muitas ocasiões, mas quando podemos evitar? Existem ações que podem impedir ou retardar a perda das cores das roupas?

Nesse artigo, vamos falar um pouco sobre como evitar esse grande fantasma do nosso guarda-roupas e do nosso bolso!

O desbotamento é um processo natural?

O desbotamento pode ser um processo natural e contínuo para várias peças de roupas, pois a durabilidade das cores originais depende do processo de fixação das tintas nos tecidos durante a fabricação.

Vamos encontrar entre as milhares de fábricas de roupas, das conceituadas às artesanais, muitas onde o processo não é feito da forma correta e as roupas desbotam mais rápido com o uso e as lavagens. 

Não há como prevermos essa situação, exceto por confiar nas marcas maiores, porque investem em mais tecnologia para a fixação. Porém, as grandes armas para evitar ou retardar o desbotamento ainda são as dicas que vamos falar aqui.

Existe salvação! Você conhece o serviço de restauração de cores?

Se o desbotamento já é uma realidade, por falha na produção ou nos cuidados diários, você não precisa apenas lamentar e descartar a roupa; existe a possibilidade de as cores originais ressurgirem com o serviço de restauração de cores de roupas.

Esse processo é oferecido por lavanderias profissionais como a BonaSecco e consiste em aplicar um produto especial no tecido, através de uma nebulização, que vai amaciar a peça e renovar as cores da roupa.

É feita uma lavagem antes e uma passadoria após a aplicação.

Com isso, você pode recuperar aquele grupo envelhecido do seu armário e voltar a usar com alegria as roupas que faziam tanto sucesso antes de desbotar!

Como evitar que as roupas desbotem?

Algumas dicas são muito simples para aplicar no dia a dia da lavanderia doméstica e evitar que as cores de suas roupas se degradem. Vamos falar de algumas.

Vire as roupas coloridas do avesso para levar, secar e passar

Quando for lavar roupas na máquina, especialmente as coloridas, vire-as pelo avesso para preservar a tinta e o tecido que estão do lado direito da peça. Do contrário, o contato com outras roupas e o movimento dentro do aparelho podem provocar o desbotamento.

Na secagem, mantenha-as pelo avesso para que alguma incidência de luz solar não degrade as cores. Na passadoria das roupas coloridas, essa medida é ainda mais importante para evitar que a temperatura do ferro entre em contato direto com o lado visível da roupa.

E claro: se a peça não precisa ser passada, não passe!

Lave as roupas coloridas separadas das demais

Essa é uma medida básica e que devemos ter em várias situações de lavagem: a separação de roupas por tecido, por cores e até por roupas com e sem detalhes (metais, strass, rendas).

No caso das roupas coloridas, evita que ela entre em contato com roupas escuras (que também soltam tintas) e roupas pesadas, que podem danificar os tecidos delas, atingindo as cores.

Contar com uma lavanderia profissional

Sabemos que é possível evitar ou pelo menos retardar o processo de desbotamento das roupas coloridas com essas dicas e outros cuidados. Mas você quer mesmo arriscar aquelas belas (e caras) roupas, guardadas para momentos especiais?

Prevenir o desbotamento exige tempo e atenção com os detalhes, principalmente com as peças novas, que vão soltar tinta nas primeiras lavagens e não sabemos o nível de qualidade do processo de tingimento que foi usado na fabricação.

Para garantir a preservação das cores e sem atingir as fibras dos tecidos, uma lavanderia profissional é a alternativa mais segura!

A BonaSecco garante os melhores resultados porque usa técnicas de lavagem apropriadas para cada situação, além da tecnologia para restaurar cores de roupas, aprimorando a qualidade dos trabalhos.

Você continuará usando as suas roupas favoritas em todas as situações, com a tranquilidade de que há um lugar para lavar e preservar as cores delas como se estivessem saindo das lojas!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo